Quem está acompanhando a minha viagem de volta ao mundo já percebeu que o Instagram é a rede social que eu mais curto. E é de longe, mais do que o Facebook, o Twitter ou qualquer outra…

Além de ter a chance de mostrar os lugares mais incríveis que conheci nos últimos meses, no aplicativo eu ainda posso acompanhar os melhores fotógrafos, ver dicas de lugares bacanas para fotografar e visitar e ainda interagir com pessoas do mundo inteiro que curtem o meu trabalho com a fotografia.

Agora, o mais legal é que quanto mais eu fotografo mais eu descubro novas técnicas e macetes para registrar viagens e fazer as imagens bombar no Instagram. Por isso resolvi reunir neste post algumas dicas simples e eficientes de fotografia, de edição de imagens e de engajamento, especialmente para o Instagram.

DSC_4989

Explore antes de fotografar

Não importa o lugar, hoje é quase impossível encontrar um viajantes que não carrega no bolso pelo menos um celular que faz fotos. Isso quando não é uma câmera fotográfica profissional.

A facilidade da fotografia digital veio acompanhada de um sério problema: muitas vezes não pensamos antes de apertar o gatilho. São dezenas ou milhares de “clicks” no automático. Resultado: mais do mesmo, os mesmo ângulos e cenários.

Por isso, antes de fazer uma foto, pense por alguns minutos. Qual é o melhor lugar para fazer esta imagem? Será que não consigo um ângulo melhor se abaixar?

Fotos únicas só acontecem quando nosso olhar vai além do que o turista normal imagina de uma bela composição de imagem. Muitas vezes, se afastar um pouco dos lugares mais lotados pode proporcionar uma nova e bela perspectiva antes de fazer a fotografia.

Porto

Aproveite a “Golden Hour”

Fotografia é sinônimo de luz. As melhores imagens são aquelas que aproveitam 100% as condições de luminosidade do local, trabalhando com muita ou pouca luz.

Por isso, na hora de fazer aquela fotografia que todo mundo vai elogiar, é sempre importante lembrar da nossa principal fonte de energia: o sol.

A chamada “golden hour” é aquele período pouco depois do amanhecer e antes do pôr do sol, quando a luz da estrela principal do céu apresenta tons mais dramáticos e ao mesmo tempo mais suaves em comparação ao restante do dia.

É o momento ideal para capturar na imagem aquele cenário paradisíaco, principalmente se for perto do mar. Enquanto o sol se afasta ou se aproxima do horizonte, as mudanças de cores no céu com certeza facilitarão no trabalho de eternizar belos momentos.

Bangkok

Faça mais do que simples “selfies”

Quem nunca fez uma selfie? Elas existem desde antes de ganharem esta denominação e não há problema algum em um auto-retrato. Mas se você quer registrar suas férias com belas imagens foque na composição do melhor cenário, posicione-se adequadamente e, por fim, entregue sua câmera para um amigo ou para outro turista. Peça ajuda para fazer a fotografia!

Se estiver viajando sozinho, utilize o disparador automático da câmera. Até os celulares dispõe deste recurso hoje em dia. Dessa forma, além de mostrar melhor a paisagem, você evita o incômodo de um “pau de selfie” ou um braço esticado aparecendo no canto da imagem.

DSC_5833

Utilize aplicativos de edição

Toda fotografia precisa e merece de uma edição, seja para cortar algo indesejado nas bordas e aproximar o objeto principal, seja para dar um incremento no brilho ou nas cores. Não há mal nenhum em editar suas fotografias, desde que seja feito com moderação.

No Macbook, costumo utilizar o Lightroom. O programa da Adobe se assemelha bastante com o famoso Photoshop, é bem simples de usar e traz recursos incríveis. Você pode escolher presets que deixam suas fotos incríveis instantaneamente, além de melhorar a luminosidade, o contraste, a nitidez, as cores e outros detalhes.

No celular, dois aplicativos são excelentes: Snapseed e Camera+. Com eles é possível fazer quase tudo, apresentam recursos completos e tornam qualquer fotografia mais profissional. O próprio Instagram traz ótimas ferramentas de edição, como corte de imagem, brilho, temperatura, sombra e realce.

DSC_6406

Use hashtags

No Instagram, a melhor forma de ser encontrado é usando hashtags e geolocalização. Sempre que postar uma nova imagem, pense quais palavras-chave mais combinam com aquilo que você está mostrando: o local, as cores, o sentimento.

Vale até utilizar hashtags mais famosas relacionados ao lugar fotografado, ou aquelas padrões que todo mundo usa no Instagram. Claro, não se esqueça de adicionar a localização exata de onde a foto foi feita, para que outras pessoas possam se encontrar e curtir o seu post.

Envolva-se com a comunidade

Uma das características mais legais do Instagram é a sua capacidade de reunir pessoas tão talentosas, que fazem da fotografia sua forma particular de enxergar o mundo. São fotógrafos, artistas, pintores, desenhistas e viajantes de várias partes do mundo espalhando belos registros de seus trabalhos.

E o melhor de tudo é que, ao seguir estas pessoas e curtir seus trabalhos, eles farão questão de retribuir a gentileza, seja respondendo um comentário seja curtindo também as suas imagens.

O Instagram é feito de troca, por isso é conhecido mais como uma comunidade do que como uma rede social. Ao curtir o trabalho dos seus instagrammers favoritos, você certamente ganhará alguns admiradores.